Veja o que toda mãe de primeira viagem precisa saber

mae primeira viagem

A maternidade é o sonho de muitas mulheres, no entanto, poucas entendem o que ocorre durante os primeiros meses de vida de uma criança e muitas se sentem perdidas quando estão vivendo essa fase.

Muitas coisas precisam ser levadas em conta como a amamentação, o primeiro banho, a forma como deitar o bebê no berço e outros aspectos. Algumas recorrem a ajuda de pessoas mais experientes e até de profissionais da aérea. Para ajudar a mãe de primeira viagem, criamos este artigo trazendo algumas dicas. Confira!

A amamentação é muito importante

Todos já estão cansados de escutar que o leite materno é o principal e melhor alimento que um bebê pode ganhar. O indicado é que o bebê se alimente exclusivamente do leite da mãe até seis meses de vida.

Depois disso, o leite materno deve continuar a ser dada a criança, porém, acompanhado de outras refeições sólidas. No entanto, algumas mamães de primeira viagem sentem muita dificuldade no começo dessa jornada. Mas é fundamental não deixar que o desespero tome conta!

Para algumas o começo desse processo é bem dolorido, mas alguns profissionais podem ajudar nessa questão. Ainda assim, tem aquelas mamães que por alguns motivos não conseguem amamentar, sendo necessário recorrer a mamadeira.

Quando isso acontece é preciso investir numa mamadeira de qualidade como, por exemplo, da marca Avent.

Não se assuste com a primeira troca de fralda

Algumas mães de primeira viagem se assustam quando observam a cor das primeiras fezes de seu bebê, uma vez que são mais escuras. Mas é essencial saber que isso é completamente normal! Depois das primeiras fraldas, as fezes passam a ficar com a cor normal.

Também é importante que a mãe saiba que nesse período se gasta muita fralda, já que o recomendado é fazer a troca pelo menos doze vezes ao dia. E para evitar as temíveis assaduras, é indicado que o bebê fique sem fralda por alguns minutos durante alguns períodos do dia.

O bebê tem muitas cólicas

Que todo bebê tem cólica todo mundo já sabe, mas as mamães de primeira viagem precisam saber que eles têm muitas cólicas por causa dos gases presos. Por isso, é fundamental que a mamãe faça constantemente massagens na barriga de seu filho para ajudar a liberar esses gases.

Quando a criança sente cólicas eles geralmente choram muito e de forma intensa, nada consola eles. Assim, fica fácil perceber quando o choro é por este motivo.

A hora certa de dar banho

Algumas mamães de primeira viagem não sabem que o primeiro banho do seu filho só será dado após a queda do cordão umbilical. Enquanto isso não acontece, a criança deve ser limpa com um paninho úmido e com outros itens fabricados especialmente para esse momento.

Depois que o cordão umbilical cai, então o banho deve ser dado de preferência sempre no mesmo horário e a água deve sempre ser morna, em uma temperatura próxima dos 37°.

O momento de colocá-lo para dormir

Ao colocar o bebê no berço, é importantíssimo que ele seja posto de lado, isso vai impedir que ele se engasgue. É importante também não colocar muito agasalho, para também evitar que esse tipo de acidente ocorra.

As mamães também devem entender que nas primeiras semanas é bem difícil para algumas conseguirem dormir tranquilas.